VARIABILIDADE PLUVIOMÉTRICA, PRODUÇÃO DE ARROZ E PERCEPÇÃO DE AGRICULTORES NO MUNICÍPIO DE CAXIAS/MA

Autores

  • Ozilene de Araújo Silva Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CESC)
  • Sara Raquel Cardoso Teixeira de Sousa Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Hikaro Kayo de Brito Nunes Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i39.5420

Resumo

Sabe-se que os eventos climáticos interferem nas atividades humana, pois apesar dos avanços tecnológicos o homem ainda não consegue influenciar os fenômenos naturais, sendo exposto a eles, principalmente quando se trata da agricultura de sequeiro que depende exclusivamente dos elementos climáticos para obtenção final da safra. O objetivo da pesquisa é analisar a produtividade da cultura do arroz no município de Caxias/Maranhão a partir da variabilidade da chuva na série temporal de 2000 a 2010 e sua influência conforme a compreensão da percepção das famílias produtoras de arroz. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento teórico-bibliográfico e documental, visita e coleta de dados (chuva) junto à Estação Meteorológica de Caxias/MA, coleta de dados (produção de arroz) junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), construção e aplicação de questionários a famílias produtoras de arroz em três distintos povoados (São Manoel, Pindoba e Sambaíba). Soma-se a utilização de tratamento estatístico para melhor manipular os dados. Os resultados do estudo apontaram que a irregularidade da chuva (favorecida pela influência da ZCIT, do El Niño e La Niña) condicionam totalmente a produção final do arroz, principalmente quando essa irregularidade torna-se mais evidente nas fases de nascimento e enchimento dos grãos, posto serem as mais sensíveis. Considera-se ainda, a percepção dos agricultores quando do período de preparo da terra, plantio e colheita, em que acontece no período mais chuvoso da região (entre os meses de janeiro e maio).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ozilene de Araújo Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CESC)

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia (UEMA)

Sara Raquel Cardoso Teixeira de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestra em Geografia (UFPI) e Graduada em Geografia (UESPI). Professora do curso de Licenciatura Plena em Geografia (UEMA/CESC), desenvolvendo estudos sobre: geografia urbana, verticalização, produção do espaço, climatologia geográfica e educação geográfica.

Hikaro Kayo de Brito Nunes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestre em Geografia (UFPI) e Graduado em Geografia (UESPI). Professor do curso de Licenciatura Plena em Geografia (UEMA/CESC), desenvolvendo estudos sobre: riscos, vulnerabilidades, sociedade e meio ambiente, geomorfologia urbana e fluvial, e educação geográfica.

Downloads

Publicado

28/01/2022

Edição

Seção

Artigos