Processo de requalificação urbana da área central de Boa Vista-RR: uma cidade da Amazônia Setentrional

Autores

  • Artur Rosa Filho Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i43.5310

Palavras-chave:

produção do espaço urbano, Segregação socioespacial, Beiral

Resumo

As cidades brasileiras estão passando por grandes mudanças na paisagem e na dinâmica socioespacial, o que leva a uma discussão sobre questões urbanas, bem como no planejamento urbano e na organização do espaço. O processo de requalificação, reestruturação ou renovação acaba por criar novas formas de estruturas preexistentes, tornando esse espaço renovado ou requalificado, e é um desafio tanto para os geógrafos e arquitetos quanto para os planejadores urbanos. Entender o processo de requalificação da área central de Boa Vista, a sua relação com a transformação e alteração da paisagem urbana e o impacto dessa alteração na população é o principal objetivo dessa investigação. Em Boa Vista, Roraima, essas alterações na paisagem têm como proposta a requalificação da área central, destacando como consequência a segregação socioespacial. Existe uma relação topofílica entre os moradores do Beiral e o Rio Branco. Próximos às suas margens, alguns moradores ainda resistem ao avanço das atuais práticas modernas de produção, pois usam o espaço ainda como mercadoria, e reproduz o modo de vida dos chamados povos ribeirinhos. O espaço foi alterado e modificado provocando conflitos socioespaciais pela permanência e apropriação do espaço. Embora, Boa Vista seja uma cidade da Amazônia Setentrional, aqui, segue-se a mesma lógica das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, no tocante à requalificação da área central: o aumento da reprodução do capital e o aprofundamento das desigualdades socioespaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, G. A. Processos de requalificação das áreas centrais das cidades de Belém, Marabá e São Paulo. Geousp – Es¬paço e Tempo. São Paulo, v. 20, n. 2, p. 364-375. 2016

BARBOSA, T. M. S. A (re) produção do espaço urbano nas pequenas cidades da Anazônia Setentrional: um estudo sobre Bonfim–RR. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRR. Boa Vista-RR.

BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 172 p. 2009.

CARDOSO, J. de J. Patrimônio Ambiental Urbano & Requalificação: contradições no Planejamento do Núcleo Histórico de Santos. 2007. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade de São Paulo-USP. São Paulo-SP

CUNHA, V. P. A (re) produção como forma de valorização do espaço urbano em Boa Vista-RR: um estudo no bairro Aeroporto e entorno no período de 2000 a 2015. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Roraima-UFRR. Boa Vista-RR

FARIAS, M. V. de A. As territorialidades do “Beiral”, no contexto de reprodução do espaço em Boa Vista-RR. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Roraima-UFRR. Boa Vista-RR

LIMA, M. G. L. As transformações da Paisagem do Sítio Histórico urbano de Boa Vista: um olhar a partir da fotografia. 2011. Tese (Doutorado)- Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo-SP.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Boa Vista – PDDUBV. Lei nº 244, de 06 de Setembro de 1991.

SCARLATO, F. C.; COSTA, E. B. da. Geografia e Patrimônio Urbano: questão metodológica. Espaço e Geografia. São Paulo. Vol. 16. Nº 2. 369-387. 2013.

SILVA, A. M. R. REQUALIFICAÇÃO URBANA O exemplo da intervenção Polis em Leiria. 2011. Dissertação de Mestrado em Geografia, especialidade em Ordenamento do Território e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 174 p. Coimbra. Portugal.

SILVA, P. R. de F. Dinâmica Territorial Urbana em Roraima - Brasil. 2007. Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Universidade de São Paulo. São Paulo. (Tese Doutorado).

TRINDADE JÚNIOR, S-C. C. da. Estratégias de Desenvolvimento e Discurso do Declínio em Políticas de Requalificação Urbana no Brasil e na Europa. 2010. Revista Cidades. Volume 7, número 11.

VARGAS, H. C; CASTILHO, A. L. H. de. Intervenções em Centros Urbanos: objetivos, estratégias e resultados. Editora Manole, 3ª Edição revisada e atualizada. 2013.

VERAS, A. T. de R. The production of the urban space of Boa Vista-Roraima – Brazil. 2009. Doctor’s Thesis – College of Philosophy, Letters and Human Sciences, Departament of Geography, University of São Paulo, São Paulo, Brazil.

YÁZIGI, E. Esse estranho amor dos paulistanos: requalificação urbana, cultura e turismo. São Paulo. Global Editora e Distribuidora LTDA. 2006.

Downloads

Publicado

27/02/2024