Processo de requalificação urbana da área central de Boa Vista-RR: uma cidade da Amazônia Setentrional
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i43.5310Palavras-chave:
produção do espaço urbano, Segregação socioespacial, BeiralResumo
As cidades brasileiras estão passando por grandes mudanças na paisagem e na dinâmica socioespacial, o que leva a uma discussão sobre questões urbanas, bem como no planejamento urbano e na organização do espaço. O processo de requalificação, reestruturação ou renovação acaba por criar novas formas de estruturas preexistentes, tornando esse espaço renovado ou requalificado, e é um desafio tanto para os geógrafos e arquitetos quanto para os planejadores urbanos. Entender o processo de requalificação da área central de Boa Vista, a sua relação com a transformação e alteração da paisagem urbana e o impacto dessa alteração na população é o principal objetivo dessa investigação. Em Boa Vista, Roraima, essas alterações na paisagem têm como proposta a requalificação da área central, destacando como consequência a segregação socioespacial. Existe uma relação topofílica entre os moradores do Beiral e o Rio Branco. Próximos às suas margens, alguns moradores ainda resistem ao avanço das atuais práticas modernas de produção, pois usam o espaço ainda como mercadoria, e reproduz o modo de vida dos chamados povos ribeirinhos. O espaço foi alterado e modificado provocando conflitos socioespaciais pela permanência e apropriação do espaço. Embora, Boa Vista seja uma cidade da Amazônia Setentrional, aqui, segue-se a mesma lógica das grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, no tocante à requalificação da área central: o aumento da reprodução do capital e o aprofundamento das desigualdades socioespaciais.Downloads
Referências
ALVES, G. A. Processos de requalificação das áreas centrais das cidades de Belém, Marabá e São Paulo. Geousp – Es¬paço e Tempo. São Paulo, v. 20, n. 2, p. 364-375. 2016
BARBOSA, T. M. S. A (re) produção do espaço urbano nas pequenas cidades da Anazônia Setentrional: um estudo sobre Bonfim–RR. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia da UFRR. Boa Vista-RR.
BECKER, B. K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 172 p. 2009.
CARDOSO, J. de J. Patrimônio Ambiental Urbano & Requalificação: contradições no Planejamento do Núcleo Histórico de Santos. 2007. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade de São Paulo-USP. São Paulo-SP
CUNHA, V. P. A (re) produção como forma de valorização do espaço urbano em Boa Vista-RR: um estudo no bairro Aeroporto e entorno no período de 2000 a 2015. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Roraima-UFRR. Boa Vista-RR
FARIAS, M. V. de A. As territorialidades do “Beiral”, no contexto de reprodução do espaço em Boa Vista-RR. 2014. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal de Roraima-UFRR. Boa Vista-RR
LIMA, M. G. L. As transformações da Paisagem do Sítio Histórico urbano de Boa Vista: um olhar a partir da fotografia. 2011. Tese (Doutorado)- Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo-SP.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA VISTA. Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Boa Vista – PDDUBV. Lei nº 244, de 06 de Setembro de 1991.
SCARLATO, F. C.; COSTA, E. B. da. Geografia e Patrimônio Urbano: questão metodológica. Espaço e Geografia. São Paulo. Vol. 16. Nº 2. 369-387. 2013.
SILVA, A. M. R. REQUALIFICAÇÃO URBANA O exemplo da intervenção Polis em Leiria. 2011. Dissertação de Mestrado em Geografia, especialidade em Ordenamento do Território e Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 174 p. Coimbra. Portugal.
SILVA, P. R. de F. Dinâmica Territorial Urbana em Roraima - Brasil. 2007. Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana. Universidade de São Paulo. São Paulo. (Tese Doutorado).
TRINDADE JÚNIOR, S-C. C. da. Estratégias de Desenvolvimento e Discurso do Declínio em Políticas de Requalificação Urbana no Brasil e na Europa. 2010. Revista Cidades. Volume 7, número 11.
VARGAS, H. C; CASTILHO, A. L. H. de. Intervenções em Centros Urbanos: objetivos, estratégias e resultados. Editora Manole, 3ª Edição revisada e atualizada. 2013.
VERAS, A. T. de R. The production of the urban space of Boa Vista-Roraima – Brazil. 2009. Doctor’s Thesis – College of Philosophy, Letters and Human Sciences, Departament of Geography, University of São Paulo, São Paulo, Brazil.
YÁZIGI, E. Esse estranho amor dos paulistanos: requalificação urbana, cultura e turismo. São Paulo. Global Editora e Distribuidora LTDA. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.