Análise de desempenho de um modelo fenológico para a cultura do arroz irrigado no Estado do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5268Palavras-chave:
arroz irrigado, temperaturas cardinais, modelagem agrometeorologiaResumo
O arroz tem o segundo maior volume de produção em grãos do mundo, sendo o Brasil, o nono maior produtor. O Estado do Rio Grande do Sul, é responsável por aproximadamente 70% de toda a produção nacional de arroz, fato que apresenta grande relevância socioeconômica para o Estado e para o país, uma vez que a agricultura está diretamente ligada a economia. Diversas variáveis meteorológicas exercem influência direta no desenvolvimento da cultura no Estado, como radiação solar, precipitação pluvial e principalmente temperatura. Portanto, o conhecimento de como a cultura responde as diferentes variações meteorológicas no desenvolvimento fenológico é de extrema importância e tem a modelagem como aliada. O objetivo deste trabalho foi avaliar um software computacional que auxilia a determinação das temperaturas cardinais do modelo fenológico utilizado pelo modelo ORYZA2000, auxiliando a calibração dos coeficientes para caracterização das cultivares de arroz irrigado. Pode-se constatar, através dos resultados, que as cultivares analisadas apresentam valores de temperaturas cardinais similares ao longo dos estádios de desenvolvimento abordados e que por vezes subestimam e superestimam as faixas de temperaturas propostas pela literatura. Concluiu-se, que o programa desenvolvido foi capaz de simular corretamente os processos fenológicos existentes na cultura do arroz irrigado e precisar as temperaturas cardinais ideais para duas diferentes cultivares de arroz irrigado, comumente utilizadas na lavoura gaúcha.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.