Análise do campo térmico e higrométrico no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i39.5119Palavras-chave:
Campo Termo-Higrométrico, Clima Urbano, Escala Microclimática.Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a temperatura e umidade relativa do ar no campus da Universidade Federal do Espírito Santo, localizado no bairro Goiabeiras, Vitória (ES). A pesquisa realizou-se em dois horários distintos: 9 e 15 horas entre os dias 08 e 09 de abril de 2015. Foram realizadas coletas de dados de temperatura do ar e umidade relativa do ar em 18 pontos no interior do campus, através de dois relógios Termo Higrômetros de leitura direta tipo MINIPA-MT214, em abrigos confeccionados a partir de cano de PVC, associados à leitura de um ponto fixo e um transecto móvel com registro a cada 10 minutos. Os resultados alcançados na pesquisa permitiram um conjunto de conclusões bastante surpreendentes, pois se verificou uma diferença térmica e higrométrica relativamente grande nos diferentes pontos pesquisados, considerando que o espaço lócus da pesquisa compreende uma área relativamente pequena do campus. Ao final, aferiu-se que os resultados corroboram e dialogam com as principais teorias das correntes que identificam as ações humanas como causas de significativas transformações no comportamento dos elementos da atmosfera, em especial da temperatura do ar e da umidade relativa do ar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.