AGROECOLOGIA E COMUNIDADES DA AMAZÔNIA: um estudo da inserção das comunidades de Bragança (PA) na produção agroecológica

Autores

  • Marcio douglas Brito Amaral Universidade Federal do Pará
  • Thais Almeida dos Santos IFPA e UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i37.5052

Palavras-chave:

Agroecologia, Comunidades da Amazônia, Cooperativa Mista de Agricultores Familiares dos Caetés (COOMAC), Bragança (PA).

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o processo de inserção da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares dos Caetés (COOMAC) em suas 21 comunidades produtoras de farinha de mandioca do município de Bragança (PA), no sistema de pensamento de produção agroecológica. Para alcançar os objetivos indicados, realizamos, além da revisão bibliográfica da temática, pesquisas de campo, em que foram coletadas informações primárias, através de entrevistas com o vice-diretor e com os associados da cooperativa mista, que explicaram sobre a iniciativa, os benefícios e as dificuldades de trabalhar com extrativismo do murumuru, andiroba e buriti, oleaginosas típicas da região bragantina. A introdução da reflexão agroecológica no interior das comunidades se deu através de um projeto social, elaborado pelo Padre João Nelson Pereira Magalhães, prefeito da cidade (2013-2016), durante a campanha da fraternidade do ano de 2007, cujo tema era “Fraternidade e Amazônia”. Esse projeto tinha como finalidade a preservação das matas ciliares, frequentemente devastadas e utilizadas na construção de moradias, na produção de carvão, lenha e palmito. Para garantir essa preservação, o projeto deveria ser capaz de contemplar economicamente as comunidades dependentes dos baixos rendimentos da produção da farinha de mandioca.

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Biografia do Autor

Marcio douglas Brito Amaral, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia Humana (USP), mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA) e Professor Adjunto I da UFPA

Thais Almeida dos Santos, IFPA e UFPI

Mestranda em Gestão Pública (UFPI), graduação em Geografia (UFPA) e Técnica em Assuntos Educacionais do IFPA.

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Publicado

02/05/2021