Expansão urbana e desmatamento: o caso do bairro Baixa da Ema, na cidade de Piracuruca - PI
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i37.5048Palavras-chave:
Desmatamento, Crescimento urbano, Impactos ambientais.Resumo
O objetivo geral da pesquisa foi realizar um diagnóstico acerca da expansão urbana e do desmatamento ocorrido nos últimos anos no Bairro Baixa da Ema, no município de Piracuruca (PI), considerando o período compreendido entre os anos de 2010 e 2016. Tal objetivo torna-se relevante tendo em vista a possiblidade de compreensão em relação à forma como o aumento habitacional e a especulação imobiliária tem ocorrido no bairro e como tem gerado aumento das áreas desmatadas, bem como e as consequências ambientais e humanas que surgiram a partir da construção desses imóveis. Para essa pesquisa foram usados como procedimentos metodológicos, principalmente a análise de imagens de satélite da série Landsat obtidas via Google Earth (2010 e 2016), como forma de visualização das modificações ambientais registradas no bairro em relação ao desmatamento. Associou-se a análise dessas imagens ao trabalho de campo, com a finalidade de coletar registros fotográficos das principais mudanças e impactos ocorridos no bairro. Com a pesquisa foi possível perceber como o processo de urbanização em diferentes pontos do bairro Baixa da Ema vem acontecendo, particularmente de forma acelerada e sem um planejamento adequando. Fato que tem gerado vários problemas ambientais dentre eles o desmatamento de áreas verdes para construção de áreas residenciais, assoreamento de cursos fluviais, problemas de inundações periódicas, aumento da poluição, deficiência no saneamento básico. Cabe salientar que a gestão adequada dos recursos ambientais demanda a construção de uma consciência social e ambiental acerca dos danos oriundas do processo de desmatamento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.