ENSINO DE GEOGRAFIA: ENTRE A VERDADE DO MERCADO E A REGULAÇÃO NEOLIBERAL

Autores

  • Bruno Nunes Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5034

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Discurso. Neoliberalismo.

Resumo

O texto analisa, sob a perspectiva da filosofia de Michel Foucault, as possíveis formações discursivas presentes no ensino de Geografia, com o objetivo de dar respostas ao seguinte questionamento: a quais relações de poder e saber esse componente curricular vem pagando tributo? A partir disso, o artigo trata de a) regressar até ditos e escritos da primeira metade do século XX, descrevendo suas bases argumentativas; b) identificar, no bojo do ensino de Geografia, uma ordem de discurso; c) problematiza-lo, por sua vez, como uma parte inextricável do pensamento neoliberal.

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Biografia do Autor

Bruno Nunes Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).

Doutor e mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Geografia. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC).

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Publicado

16/01/2019

Edição

Seção

Artigos