DINAMICA DO USO DA TERRA NO MUNICIPIO DE IRANDUBA (2005-2015) E A RELAÇÃO COM OS EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i29.5025Palavras-chave:
solo exposto, Região Metropolitana de Manaus, agropecuária.Resumo
A pesquisa relacionou o uso da terra à instalação de empreendimentos imobiliários em Iranduba - AM. Os mapas de uso da terra foram elaborados para descrever dois momentos, 2006 e 2015. As imagens de satélite Landsat 5 TM de (16-07-2006) e do Landsat 8 de (11-09-2015). O processamento das imagens realizado no software Spring 5.4.3, gerou uma classificação, foram obtidas as classes: floresta, água preta, água branca, agropecuária e solo exposto. Em ambos os mapas as áreas de floresta são dominantes e localizam-se a noroeste do município, as áreas de agropecuária aparecem nas proximidades da cidade de Iranduba e da rodovia AM-070. A classe de água branca teve um aumento em 2015 (10,88 para 12,25%) em detrimento da redução das águas pretas (4,19 para 2,87%). O aumento de solo exposto (1,05 para 1,79%) e a diminuição da agropecuária (10,34 para 7,40%) está relacionado a substituição de áreas agrícolas por empreendimentos imobiliários. A área compreendida pelo empreendimento Bairro Planejado Nova Manaus em 2013, era utilizado em 2007 para agropecuária. O interesse imobiliário, sobre as áreas é devido à proximidade da Rodovia AM-070 e já estarem desmatadas. Por enquanto tem diversos empreendimentos imobiliários, transformando a paisagem local, que estão em fase de instalação e venda, mas na maioria em solo exposto.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.