Tendências de insolação, temperatura média e precipitação nos máximos do inverno e verão no Brasil

Autores

  • Júlio César Penereiro OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS JEAN NICOLINI
  • Denise Helena Lombardo Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Anna Badinger Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v14i34.4985

Palavras-chave:

Mudanças climáticas, Influência solar, Biomas brasileiros

Resumo

Neste trabalho foram identificadas e analisadas tendências em séries temporais anuais dos meses de junho e dezembro entre 1961 e 2017, em medidas de insolação, temperatura média do ar e precipitação pluviométrica, observadas em 224 localidades pertencentes aos biomas do Brasil. As detecções e análises foram realizadas aplicando os testes estatísticos de Mann-Kendall e de Pettitt. Os resultados estatísticos permitiram verificar que, em todos os biomas brasileiros, a maioria dos locais avaliados não acusou tendência significativa na precipitação pluviométrica. No entanto, as maiores quantidades de tendências positivas nas temperaturas média e insolação foram observadas no verão na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, enquanto que para a precipitação foi durante o inverno na Mata Atlântica. Tendências negativas foram observadas na insolação e temperaturas média durante o inverno, especialmente na Mata Atlântica e Caatinga. Presume-se que essas tendências podem estar relacionadas aos eventos El Niño e La Niña, assim como às interferências humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Penereiro, OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS JEAN NICOLINI

Graduado em Física (bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (1982), mestrado (1987) e doutorado (1993) em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado (2009) em Física de Partículas pela Universidade Estadual de Campinas. Estágio de doutorado na California Institute of Technology (CALTECH) junto ao Palomar Observatory. Tem experiência na área de Física Básica e Experimental, Meio Ambiente, Astronomia e Astrofísica.

Denise Helena Lombardo Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduação em Bacharelado em Matemática, UNESP-Rio Claro, 1981 Tecnóloga em Saneamento, UNICAMP-Limeira, 1980 Mestrado em Matemática Aplicada, UNICAMP-Campinas, 1986 Doutorado em Educação Matemática, UNESP-Rio Claro, 2003 Professora, Pesquisadora e Membro do Mestrado em Sustentabilidade da PUC-Campinas

Anna Badinger, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduanda em Engenharia Ambiental, PUC-Campinas, bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq.

Downloads

Publicado

30/04/2020

Edição

Seção

Artigos