GEOGRAFIA, ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PENSANDO RELAÇÕES

Autores

  • Shirley Capela Tozi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Michel Pacheco Guedes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4778

Palavras-chave:

Geografia, Ensino de Geografia, Educação Ambiental.

Resumo

Este trabalho traz como objetivo relembrar a relação da geografia com o ambiente, resgatando sua historicidade na relação sociedade-natureza; as discussões sobre ambiente e educação ambiental e a relação deles com o ensino de geografia. A Geografia, desde sua sistematização, nasceu ambiental/naturalista, embora posteriormente, seus conhecimentos tenham sido utilizados enquanto estratégias geopolíticas. Os elementos ambientais sempre foram importantes, apesar de que o homem se colocou à parte da natureza, adotando ideias e práticas cartesianas, mas sua valorização vem com a própria necessidade do homem/sociedade. As discussões sobre educação ambiental são valorizadas, na medida em que o homem/sociedade percebe a necessidade de retomar sua relação com a natureza, de maneira mais harmônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24/01/2018