SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um conceito em foco

Autores

  • Lana de Souza Cavalcanti Universidade Federal de Goiás
  • Manoel Victor Peres Araújo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4775

Palavras-chave:

Segregação Socioespacial, Ensino de Geografia, Mediação Didática

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir as potencialidades do conteúdo de segregação socioespacial no ensino de Geografia e sua importância na formação do pensamento geográfico. Num primeiro momento discute-se as bases teóricas que coloca esse conceito como um foco a ser considerado no ensino de Geografia. A segregação socioespacial é um processo que fragmenta as classes sociais em espaços distintos da cidade. Nesse sentido, o cotidiano das pessoas que habitam esses lugares é marcado pela insegurança, violência, moradias precárias, falta de infraestrutura e acesso aos serviços básicos e ao lazer. Esses aspectos são motivações para pensar em como o ensino de Geografia pode colaborar para o estudo e a problematização dessa temática. Posteriormente, propõe-se uma intervenção para a mediação didática do conteúdo de segregação socioespacial. O resultado do estudo constatou que a intervenção didática pode contribuir para a construção do conceito de segregação socioespacial na medida em que os jovens alunos identificaram as dimensões desse processo no seu cotidiano, com destaque para a ausência de espaços públicos para o lazer, o que indica um limite da sua relação com a cidade.

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Publicado

24/01/2018