EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, CIDADANIA E CIDADE

Autores

  • Helena Copetti Callai UNIJUI- Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
  • Maristela Maria de Moraes UNIJUI- Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4771

Palavras-chave:

Educação geográfica, Geografia escolar, Cidade, Cidadania.

Resumo

A educação geográfica pode ser o caminho para a educar para a cidadania por meio da geografia escolar. Neste sentido, este é o tema da reflexão aqui apresentada, considerando a cidade como conteúdo. A educação escolarizada traz consigo a discussão sobre conteúdos específicos e dimensão pedagógica na medida em que a escola é o lugar de fazer a transmissão do conhecimento científico produzido pelas ciências. Esta característica da escola oportuniza que os estudantes construam as ferramentas intelectuais para fazer as abstrações e trabalhar com os conceitos científicos. Doutra parte, entendemos que este conhecimento científico que a escola transmite só pode ser significativo para vida dos estudantes se a dimensão pedagógica encaminhar o entrelaçamento entre os conceitos científicos e os saberes que cada aluno tem oriundos da vivência na cidade. Estudar a cidade como o lugar de vida de todos e sendo conteúdo da geografia, pode se constituir no encaminhamento de produção de um conhecimento poderoso que, na singularidade de cada aluno e considerando o âmbito social, oportuniza compreender o mundo, sendo cidadão e produzindo a sua autonomia através do conhecimento.

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Biografia do Autor

Helena Copetti Callai, UNIJUI- Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul

Professora do DHE- Departamento de Humanidades e Educação- UNIJUI Professora no Programa de Pos Graduação em Educação nas Ciências-UNIJUI Doutorado em Geografia-USP-SP Pos doutorado na UAM- Universidade Autonoma de Madrid- Espanha. Pesquisadora do CNPq- Nivel 1 D

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Publicado

24/01/2018