CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES

Autores

  • Ana Claudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4770

Palavras-chave:

Consciência, Mediação, Conceitos, Ensino de Geografia.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da consciência e da mediação dos professores de Geografia a partir dos conceitos geográficos. Este estudo é parte a tese do doutorado defendida em 2012, ao se trabalhar com sete professores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, se discutiu o processo de consciência que acontece a partir do momento no ato de ensinar a disciplina geografia e a forma como há a materialização dos conceitos e conteúdos na sala de aula. Para tanto, há um outro elemento que é fundamental na compreensão da disciplina, a mediação do conhecimento que está associada ao construir meios, maneira, modo de desenvolver estratégias que promovam a aprendizagem dos estudantes. Assim, pensar a mediação requer compreender os conceitos trabalhados pelos docentes em sala de aula e o papel deles. Como metodologia de pesquisa foi trabalhar a etnografia escolar tendo como instrumento de pesquisa neste artigo o questionário respondido pelos docentes. Os conceitos geográficos são parte da formação do estudante para a leitura de mundo, sendo assim, os resultados da pesquisa mostram a importância que os docentes estabelecem na construção de uma educação geográfica que visa a leitura dos fenômenos, fatos e conteúdos geográficos necessários para formar geograficamente os estudantes.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Ramos Sacramento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Geografia-FFP-UERJ. Ensino de Geografia

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Publicado

24/01/2018