A EXPANSÃO URBANA DE SÃO MIGUEL (RN): PLANEJAMENTO URBANO E CONFORMIDADES EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE

Autores

  • Samwel Sennen D'awyla Bezerra Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, CAMEAM, Departamento de Geografia. Campus Universitário, BR-405, km 153, s.n.
  • Josué Alencar Bezerra Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. http://orcid.org/0000-0002-7422-3018

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.4600

Palavras-chave:

Expansão Urbana, São Miguel, Plano Diretor, Planejamento Urbano.

Resumo

Nessa última década (a partir dos anos 2000) a área urbana do município de São Miguel, no Rio Grande do Norte (RN), tem apresentado áreas de grande expansão em comparação com períodos anteriores. Esta expansão vem ocorrendo principalmente pela difusão do terciário, promovida pela dinâmica comercial e de prestação de serviços presentes no Centro. Este fenômeno atraiu uma população regional, tanto da zona rural deste município, como também de outros municípios circunvizinhos. Este evento provocou o aumento significativo da população no período e, com isso, o crescimento desordenado para fins residenciais nos arredores do Centro. Com vista a este rápido crescimento, o município elaborou o seu primeiro Plano Diretor (2008), com o objetivo de regulamentar e gestar as ocupações existentes e as novas para precaver problemas urbanos e melhorar a qualidade de vida da população. Sendo assim, elegemos esse marco intermediário de instalação do Plano Diretor de São Miguel, para entendermos o seu funcionamento como instrumento importante para o planejamento da expansão urbana deste município, visto também que esta é uma das poucas cidades desse porte em todo o estado a possuírem um Plano Diretor. Nesta perspectiva, estudamos a efetiva regulamentação deste importante instrumento de planejamento urbano municipal no período, o que comprovamos, diante do processo da expansão urbana, a existência de áreas que receberam e as que não receberam atenção dos órgãos responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samwel Sennen D'awyla Bezerra Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, CAMEAM, Departamento de Geografia. Campus Universitário, BR-405, km 153, s.n.

Graduado em Geografia; Experiência em Geoprocessamento; Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Josué Alencar Bezerra, Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Concluiu a Graduação (2002) e o Mestrado (2005) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), oportunidade em que participou da Missão de Estudos (PROCAD/CAPES) no Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professor substituto do Departamento de Geografia da UFRN/Natal e atualmente é professor efetivo do Departamento de Geografia/Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de onde faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES), pesquisador do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR) e membro do Grupo de Pesquisa Globalização, Agricultura e Urbanização (GLOBAU), este último vinculado à UECE. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: reestruturação urbana e regional; urbanização contemporânea; rede urbana; mobilidade espacial da população; comércio e consumo urbanos e pequena cidade.

Downloads

Publicado

16/01/2019

Edição

Seção

Artigos