ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO AGRONEGÓCIO DA MANDIOCA NO BRASIL E NO ESTADO DO AMAZONAS DE 2006 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i38.4538Palavras-chave:
Manihot esculenta Crantz., Panorama Nacional, Panorama Estadual, Produção, Produtividade.Resumo
A mandioca apresenta importância socioeconômica no mundo inteiro, como principal fonte de carboidratos para milhões de pessoas, essencialmente nos países em desenvolvimento. Assim, o presente trabalho teve por objetivo apresentar a descrição do comportamento do agronegócio da mandioca no Brasil no estado do Amazonas, visando à sustentabilidade da exploração dessa cultura, a produção continuada de mais alimentos para a população, bem como identificar as restrições e as oportunidades ao desenvolvimento dos sistemas de produção. Optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. A operacionalização dessa pesquisa realizou-se por meio da utilização de séries temporais da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO e da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, no período de 2006 a 2015. Nos últimos dez anos (2006 a 2015), ocorreram uma redução 22,20% da área plantada com mandioca no Brasil, sendo as regiões Nordeste e Norte as maiores produtoras de mandioca do País. O estado do Pará atualmente lidera o ranking nacional na produção de raiz de mandioca, representando 20,36% da produção, seguido do Paraná, com 18,70%, Bahia, com 9,10%, Maranhão, com 6,42% e São Paulo, com 5,08%. A produtividade média nacional entre 2006 e 2015, variou de 14.046 para 15.244 kg/ha de raízes, representando um aumento de na ordem de 8,53% nos últimos dez anos, no entanto ainda é considerada baixa. O estado do Amazonas ocupa a quinta posição em área plantada e colhida de mandioca do País, sendo superado apenas pelos estados do Para, Bahia, Maranhão e Paraná. A mesorregião do Centro Amazonense é responsável pela maior área plantada, área colhida e maior valor de produção de mandioca do estado do Amazonas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.