Quando as escalas se cruzam: medidas de desenvolvimento no Brasil e na França
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i27.4533Palavras-chave:
França, Brasil, Medidas de Desenvolvimento, Escalas GeográficasResumo
O presente trabalho aborda numa perspectiva comparada as experiências francesa e brasileira na construção de índices e indicadores de desenvolvimento, em diversas escalas geográficas, do plano nacional ao plano intraurbano. Inicialmente, destacam-se as virtudes, limites, aspectos conceituais e metodológicos de medidas tradicionais de riqueza e desenvolvimento originalmente trabalhadas na escala das nações, tais como o produto interno bruto, e algumas de suas principais e mais utilizadas alternativas: o Índice de Desenvolvimento Humano. Num segundo momento, trabalham-se algumas experiências regionais na mensuração do desenvolvimento operacionalizadas na França e no Brasil: IDH-2-4 e o IDH-M; passando, em seguida, ao exame de experiências intraurbanas focando a Região Nord-Pas-de-Calais, com o ISS (Indicador de Saúde Social) e o IPBE (Indicador Participativo de Bem-Estar) e o Índice de Qualidade de Vida Urbana (IQVU) de Belo Horizonte.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.