EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO TRABALHO DE CAMPO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA REGIONAL (Experiments and experiences in the fieldwork as a tool for teaching-learning in regional geography)

Autores

  • Tiago Estevam GONÇALVES

DOI:

https://doi.org/10.5654/acta.v6i11.446

Palavras-chave:

aula de campo, metodologia, geografia regional.

Resumo

O presente artigo pretende analisar o trabalho de campo como metodologia de ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia Regional. Tal estudo apresenta como pressuposto o entendimento dessa forma de conduzir o conhecimento geográfico e suas repercussões no desenvolvimento cognitivo dos discentes de Geografia da Universidade Federal do Ceará. Esse trabalho aponta ao educador e ao educando desse campo científico um repensar sobre a importância da aula de campo, o seu processo de construção de conhecimentos sobre o espaço vivido e concebido a ser observado. Essa atividade de campo apresenta um dialogo entre os conceitos estudados em sala de aula e os fenômenos vistos no campo. Palavras-chave: aula de campo; metodologia; geografia regional. ABSTRACT This article analyzes the fieldwork as a methodology of teaching-learning in the Regional Geography discipline. This study shows like assumption the understanding of how to drive the geographic knowledge and its repercussions in cognitive development of students of Geography, in the Federal University of Ceará. This work points to the educator and the students of this scientific field a rethink about the importance of field class, its construction process of knowledge about the lived space and designed to be observed. This activity field presents a dialogue between the studied concepts in the classroom and the phenomena seen in the field. Keywords: fieldwork; methodology; regional geography. RESUMEN Este artículo analiza el trabajo de campo como una metodología de enseñanza y aprendizaje en la disciplina de Geografía Regional. Este estudio se presenta como requisito prévio para la comprensión de esta forma de conducir el conocimiento geográfico y sus impactos em el desarrollo cognitivo de los Estudiantes de Geografía de la Universidade Federal do Ceará. Este trabajo apunta al educador y al estudiante de este campo científico un repensar acerca de la importancia de la clase de campo, su proceso de construcción de conocimientos acerca del espacio concebido y vivido a ser observado. Esta actividad de campo presenta un diálogo entre los conceptos estudiados en aula y los fenómenos observados en el campo. Palabras clave: clase de campo; metodologia; geografía Regional. DOI: 10.5654/actageo2012.0611.0010

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06/05/2012

Edição

Seção

Artigos