Accessibility as a critical factor of urban growth in Amazon – Brazil: an application of Plan-Process Theory Lourenço´s Model

Autores

  • Maisa Sales Gama Tobias Universidade da Amazônia Universidade Federal do Pará
  • Jader Duarte Ferreira Universidade da Amazonia

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v17i43.4388

Palavras-chave:

Transport Policy, Planning, Urban Growth, Plan-Process, Accessibility.

Resumo

Urban growth analysis and territorial plans made by different levels of government in the Amazon brings Santarem as urban center of reference, with strategic location. The evaluation of plans developed in this article is an application of Plan-Process Theory Lourenço´s Model, which deals the implementation of plans between the phases of decision-making and the acts of investment. The methodology starts from the historical analysis of urban development determinants, from the perspective of plans implemented in the place, highlighting the critical factors of results from these planning actions. Among the key findings, lack of planning policies for local needs, absence of problems such as social inequality and poor accessibility. Therefore, system innovation for a modal network does not yet reflect, through the plans, as an opportunity to improve accessibility in the urban areas of the Amazon.

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Biografia do Autor

Maisa Sales Gama Tobias, Universidade da Amazônia Universidade Federal do Pará

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade da Amazônia (1988) e em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Federal do Pará (1988), Especialista em Gerenciamento do Transporte Fluvial pela Universidade Federal do Pará (1992), Mestre em Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia e Transportes pela Universidade Federal da Paraíba (1990), Doutora em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (2000), com ênfase em Planejamento e Operações de Transportes e Pós-Doutora em Planejamento Urbano e Regional, em 2010, pela Universidade do Minho. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Pará na Graduação em Engenharia Civil e professora Titular da Universidade da Amazônia para o curso de Engenharia Civil e o Mestrado em Desenvolvimento Meio Ambiente Urbano. Coordena projetos de pesquisa em ambas universidades na linhas de Logística de Transportes, Transporte Urbano e de Acessibilidade. Como Engenheira Civil e de Transportes, atuou na cidade de Belém do Pará-Brasil como Diretora Superintendente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém. Tem experiência em ensino, extensão e pesquisa, além de consultoria na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, principalmente, nos seguintes temas: transporte urbano coletivo, fluvial, transporte não motorizado, engenharia de tráfego, estudos de demanda de transporte, planejamento de transporte e acessibilidade e mobilidade urbana, além de logística de transporte de carga e de passageiros.

Jader Duarte Ferreira, Universidade da Amazonia

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2001), Especialização e Educação Ambiental pela Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter (2004), Especialista em Educação Especial pela Faculdade Ítalo Brasileira - FIB (2014) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano pela Universidade da Amazônia (2011), é doutorando em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade do Minho-PT. Atualmente é professor titular - Secretária de Educação do Estado do Pará, professor da Universidade da Amazônia. Tem experiência na área de Educação Especial e Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Planeamento Urbano e Educação Especial atuando principalmente nos seguintes temas: expansão urbana, espaço urbano, geografia, planeamento e plano-processo e Educação. Foi coordenador do curso de Geografia da Unama no período de 2012 à 2016.

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Publicado

27/02/2024