FRAGILIDADE AMBIENTAL E PERDAS DE SOLO EM UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA NO PLANALTO DOS GUIMARÃES EM MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i38.4363

Palavras-chave:

Geomorfologia, Análise ambiental, álgebra de mapas, erosão.

Resumo

A ocupação de áreas de Cerrado para a expansão das atividades agropecuárias levou à ocupação de solos sem considerar a sua aptidão natural. Em geral, esses solos apresentam elevada fragilidade. Com a intenção de contribuir com estudos que levam a compreender os processos erosivos e identificam os riscos ambientais, este trabalho apresenta cartas temáticas que demonstram a fragilidade potencial e emergente na bacia hidrográfica dos córregos Amaral e Brilhante, em Jaciara - MT - Brasil. Os materiais utilizados foram: mapa de solos na escala 1:50.000, dados altimétricos da missão espacial denominada Shuttle Radar Topography Mission; imagens de satélites e dados pluviométricos. A metodologia permite, por meio de geoprocessamento, determinar e mapear a fragilidade ambiental das unidades ecodinâmicas através de cruzamento e análise de cartas com informações de cobertura vegetal e uso da terra, do relevo, erodibilidade dos solos e erosividade das chuvas. Os resultados mostram o predomínio de áreas de média e alta fragilidade potencial com elevadas perdas de solos, ou seja, predomina no local, terrenos com problemas complexos de conservação. Os resultados indicam também que as técnicas de geoprocessamento proporcionam inúmeros recursos de análise espacial, confirmando-se como ferramentas úteis na determinação da fragilidade ambiental de bacias hidrográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderley Severino Santos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFMT

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), Mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001), Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2007), Especialização em informática (UFLA, 1998) e em Georreferenciamento (FAC, 2009). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, atuando nos cursos de Agrimensura e Geoprocessamento. Tem experiências em Cartografia, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informações Geográficas, mapeamento digital de solos e Georreferenciamento.

Reinaldo Lorandi, UFSCar

Possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1976), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade de São Paulo (1986). É especialista em: Ensino de Geociências no 3o. grau (UNICAMP); Terrenos Sedimentares (UNISINOS) e Planeamento del Territorio (Universidade de La Plata, Argentina). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Cartografia Geológico Geotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia temática, geologia de engenharia, engenharia urbana, solos tropicais e planejamento regional.

Downloads

Publicado

08/09/2021

Edição

Seção

Artigos