FRAGILIDADE AMBIENTAL E PERDAS DE SOLO EM UMA MICROBACIA HIDROGRÁFICA NO PLANALTO DOS GUIMARÃES EM MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i38.4363Palavras-chave:
Geomorfologia, Análise ambiental, álgebra de mapas, erosão.Resumo
A ocupação de áreas de Cerrado para a expansão das atividades agropecuárias levou à ocupação de solos sem considerar a sua aptidão natural. Em geral, esses solos apresentam elevada fragilidade. Com a intenção de contribuir com estudos que levam a compreender os processos erosivos e identificam os riscos ambientais, este trabalho apresenta cartas temáticas que demonstram a fragilidade potencial e emergente na bacia hidrográfica dos córregos Amaral e Brilhante, em Jaciara - MT - Brasil. Os materiais utilizados foram: mapa de solos na escala 1:50.000, dados altimétricos da missão espacial denominada Shuttle Radar Topography Mission; imagens de satélites e dados pluviométricos. A metodologia permite, por meio de geoprocessamento, determinar e mapear a fragilidade ambiental das unidades ecodinâmicas através de cruzamento e análise de cartas com informações de cobertura vegetal e uso da terra, do relevo, erodibilidade dos solos e erosividade das chuvas. Os resultados mostram o predomínio de áreas de média e alta fragilidade potencial com elevadas perdas de solos, ou seja, predomina no local, terrenos com problemas complexos de conservação. Os resultados indicam também que as técnicas de geoprocessamento proporcionam inúmeros recursos de análise espacial, confirmando-se como ferramentas úteis na determinação da fragilidade ambiental de bacias hidrográficas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.