O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E A PAISAGEM CULTURAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: ANACRONISMO OU RUGOSIDADE?
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i27.4270Palavras-chave:
Patrimônio Industrial, Paisagem Cultural, Campos dos GoytacazesResumo
O Patrimônio Industrial diz respeito aos resquícios do modo de produzir de uma sociedade, constituídos de seu valor histórico, tecnológico, social e arquitetônico ou científico. Sua análise possibilita uma conexão com o tipo de industrialização de um período histórico, com o modo de vida da classe trabalhadora correspondente e permite entender os processos de conformação do espaço na qual essa população residia. Neste sentido, o patrimônio industrial está intimamente relacionado a paisagem cultural. Esta pode ser entendida como um produto da apropriação e transformação do homem sobre a natureza, constituindo um conjunto de significados, impressos através da linguagem, dos símbolos e traços culturais do grupo social em questão. Em Campos dos Goytacazes, ao relacionarmos esses dois conceitos, se faz necessário relacionar com o setor sucroalcooleiro, pois este teve influência direta na formação da cultura campista, visto que, por muito tempo, era a base econômica da cidade. Porém, hoje, uma grave crise tomou conta do setor e o Patrimônio Industrial deixa de ser um elemento dominante na paisagem e passa a ser residual, sendo considerado, em alguns momentos, entraves para o desenvolvimento local. Entretanto, mesmo com a não atividade, as estruturas persistem na paisagem, disputando espaços com uma nova dinâmica, tentando sobreviver frente a um acelerado processo de urbanização. Mediante o novo contexto, cabe a pergunta: este pode ser considerado anacronismo diante dos novos processos implementados ou uma soma de diferentes tempos que persiste em permanecer na paisagem cultural local? O trabalho pretende dar subsídios para o desenvolvimento deste debate.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.