O PATRIMÔNIO INDUSTRIAL E A PAISAGEM CULTURAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES: ANACRONISMO OU RUGOSIDADE?

Autores

  • Zandor Gomes Mesquita Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Philipe Braga André Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i27.4270

Palavras-chave:

Patrimônio Industrial, Paisagem Cultural, Campos dos Goytacazes

Resumo

O Patrimônio Industrial diz respeito aos resquícios do modo de produzir de uma sociedade, constituídos de seu valor histórico, tecnológico, social e arquitetônico ou científico. Sua análise possibilita uma conexão com o tipo de industrialização de um período histórico, com o modo de vida da classe trabalhadora correspondente e permite entender os processos de conformação do espaço na qual essa população residia. Neste sentido, o patrimônio industrial está intimamente relacionado a paisagem cultural. Esta pode ser entendida como um produto da apropriação e transformação do homem sobre a natureza, constituindo um conjunto de significados, impressos através da linguagem, dos símbolos e traços culturais do grupo social em questão. Em Campos dos Goytacazes, ao relacionarmos esses dois conceitos, se faz necessário relacionar com o setor sucroalcooleiro, pois este teve influência direta na formação da cultura campista, visto que, por muito tempo, era a base econômica da cidade. Porém, hoje, uma grave crise tomou conta do setor e o Patrimônio Industrial deixa de ser um elemento dominante na paisagem e passa a ser residual, sendo considerado, em alguns momentos, entraves para o desenvolvimento local. Entretanto, mesmo com a não atividade, as estruturas persistem na paisagem, disputando espaços com uma nova dinâmica, tentando sobreviver frente a um acelerado processo de urbanização. Mediante o novo contexto, cabe a pergunta: este pode ser considerado anacronismo diante dos novos processos implementados ou uma soma de diferentes tempos que persiste em permanecer na paisagem cultural local? O trabalho pretende dar subsídios para o desenvolvimento deste debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zandor Gomes Mesquita, Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

- Professor do Instituto Federal Fluminense - Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (UENF) - Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (UENF) - Licenciado em Geografia pelo Instituto federal Fluminense;

Philipe Braga André, Instituto Federal Fluminense (IFF) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

- Professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) - Doutorando em Geografia pela Universidade federal do Espírito Santo (UFES) - Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) - Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (IFF)

Downloads

Publicado

01/01/2018

Edição

Seção

Artigos