MODELOS MATEMÁTICOS PARA AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA: UMA REVISÃO

Autores

  • Daiane Ferreira Batista Universidade Federal de Goiás
  • João Batista Pereira Cabral Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i25.4021

Palavras-chave:

IQA, modelos matemáticos, água.

Resumo

A qualidade da água em bacias hidrográficas vem sendo alterada de maneira alarmante nos últimos tempos. Fontes artificiais derivadas das atividades antrópicas são dadas como a principal ameaça de degradação ambiental. Estas alterações necessitam ser avaliadas ao considerar a água como elemento vital para sobrevivência de espécies. Dentre as ferramentas avaliadoras do índice de qualidade da água (IQA), destacam-se modelos matemáticos, considerados ferramentas eficientes no diagnóstico ambiental. O objetivo desta pesquisa foi apresentar as principais características de alguns modelos matemáticos de qualidade da água e alguns exemplos de aplicações no Brasil. A escolha do modelo é parte decisória para que se possa atingir os objetivos proposto pela pesquisa; sua aplicação permite estimar cenários futuros, determinar fontes poluidoras e conduzir tomadas de decisões diante das ações degradantes. Com isso, o conhecimento desta ferramenta auxilia pesquisadores na escolha do modelo que melhor se enquadra nos objetivos da pesquisa, a fim de oferecer informações decisivas a órgão gestores de bacias hidrográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Ferreira Batista, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia na área de organização do espaço nos domínios do Cerrado, pela Universidade Federal de Goiás, regional de Jataí. Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás regional Jataí (2016). Graduação pela Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitaria de Iporá em Licenciatura em Geografia (2014).

João Batista Pereira Cabral, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994). Mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Rio Claro (2001). Doutorado em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí, Editor Chefe da revista científica Geoambiente On-line, pesquisador na área de Geociências com ênfase em Geografia Física e Geologia Ambiental, atuando principalmente nas linhas de pesquisa: Recursos Hídricos (Índice de Qualidade da Água e Índice de Estado Trófico); Aspectos Hidroclimáticos; Hidrossedimentologia; Geotecnologias Aplicada ao Estudo de Bacias Hidrográficas e Recursos Hídricos

Downloads

Publicado

18/05/2017

Edição

Seção

Artigos