RIQUEZA E DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES EM AFLORAMENTOS ROCHOSOS NO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA-PB

Autores

  • Thaís Mara Souza Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Débora Coelho de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • José Iranildo Miranda de Melo UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • José Adailton Lima Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i31.3823

Palavras-chave:

Biodiversidade, Caatinga, Florística Rupestres

Resumo

A conservação da biodiversidade é um dos grandes desafios contemporâneos. Os estudos sobre a dinâmica dos ecossistemas é uma ferramenta para a conservação e preservação dessas áreas. Entre as diferentes paisagens da Caatinga, os afloramentos rochosos são de importância considerável para os ecossistemas bióticos e dinâmicas do Brasil. Dada a necessidade de estudo sobre a vegetação de ambientes rochosos da Caatinga, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a riqueza e diversidade florística de afloramentos rochosos no município de Esperança-PB. Foram realizadas inspeções às áreas, identificadas as espécies e aplicados índices ecológicos. Dessa forma, foram registradas 30 espécies, distribuídas em 29 gêneros e pertencentes a 15 famílias. As famílias que apresentaram maior número foram a Fabaceae, Euphorbiaceae e Apocynaceae. Evidenciou-se a presença de espécies com frequência rara, deste modo nestas áreas existe uma riqueza e diversidade florística própria. Portanto, foi registrado a baixa presença de espécies ruderais que, confirmou a hipótese de que nos afloramentos rochosos de Esperança-PB, inexiste uma forte pressão antrópica. Destarte, estes ambientes estão conservados, e sua flora continua com uma ampla biodiversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Mara Souza Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2019). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG (2016). Integrante do grupo de pesquisa Paisagem e Geossitemas - PAISAGEO pela Universidade Federal de Pernambuco e do Grupo de Pesquisa Gestão e Ordenamento Ambiental - GEOAMB pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Biogeografia, Geossistemas e Análise Integrada da Paisagem. Atua na área de Monitoramento, sustentabilidade ambiental e levantamentos florísticos. Atualmente, é pesquisadora da Associação dos Profissionais em Agroecologia-APA.

Débora Coelho de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Prof. Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecologia de abelhas e da Polinização, e Comunidade abelha e plantas atuando principalmente nos seguintes temas: abelhas como bioindicador e regeneração ambiental da Caatinga.

José Iranildo Miranda de Melo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Hab. Biologia pela Universidade de Pernambuco (1997), mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001) e doutorado em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007). Atualmente é Professor Doutor D/T-40 da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), credenciado como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ecologia e Conservação (PPGEC-UEPB) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Biodiversidade Vegetal da Universidade do Estado da Bahia (PPGBVeg-UNEB). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: florística de caatinga inclusive em afloramentos rochosos; taxonomia, flora fanerogâmica, taxonomia de Boraginaceae sensu lato, Flora da Paraíba, Flora do Rio Grande do Norte, Flora de Pernambuco.

José Adailton Lima Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2010), Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido pela UEPB (2013); mestrado em Recursos Naturais na UFCG (2013), e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Tem experiência na área de Geografia , Ciências Ambientais, Biogeografia. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão hídrica, meio ambiente, uso de águas residuárias, irrigação e cultivo de forrageiras, exploração mineral, e tecnologias de convivência com o semiárido, gestão ambiental dos ecossistemas. Atualmente, é professor vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, e pesquisador da Associação dos Profissionais em Agroecologia - APA.

Downloads

Publicado

04/05/2019

Edição

Seção

Artigos