RIQUEZA E DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES EM AFLORAMENTOS ROCHOSOS NO MUNICÍPIO DE ESPERANÇA-PB
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i31.3823Palavras-chave:
Biodiversidade, Caatinga, Florística RupestresResumo
A conservação da biodiversidade é um dos grandes desafios contemporâneos. Os estudos sobre a dinâmica dos ecossistemas é uma ferramenta para a conservação e preservação dessas áreas. Entre as diferentes paisagens da Caatinga, os afloramentos rochosos são de importância considerável para os ecossistemas bióticos e dinâmicas do Brasil. Dada a necessidade de estudo sobre a vegetação de ambientes rochosos da Caatinga, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a riqueza e diversidade florística de afloramentos rochosos no município de Esperança-PB. Foram realizadas inspeções às áreas, identificadas as espécies e aplicados índices ecológicos. Dessa forma, foram registradas 30 espécies, distribuídas em 29 gêneros e pertencentes a 15 famílias. As famílias que apresentaram maior número foram a Fabaceae, Euphorbiaceae e Apocynaceae. Evidenciou-se a presença de espécies com frequência rara, deste modo nestas áreas existe uma riqueza e diversidade florística própria. Portanto, foi registrado a baixa presença de espécies ruderais que, confirmou a hipótese de que nos afloramentos rochosos de Esperança-PB, inexiste uma forte pressão antrópica. Destarte, estes ambientes estão conservados, e sua flora continua com uma ampla biodiversidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.