TERRITORIALIDADE E MEIO AMBIENTE DA TERRA INDÍGENA PITAGUARY, CEARÁ- BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO NA ALDEIA DE MONGUBA

Autores

  • Francisco Otávio Landim Neto Universidade Federal do Amapá
  • Lucio Keury Almeida Galdino Universidade Federal do Ceará
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Adryane Gorayeb Gorayeb Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10iee.3822

Palavras-chave:

Territorialidade, TI Pitaguary, Mapeamento Participativo e Aldeia de Monguba.

Resumo

Este trabalho analisa a territorialidade e o meio ambiente da Terra Indígena Pitaguary, sendo posto em discussão uma prática de mapeamento participativo realizada na aldeia Monguba. Os procedimentos metodológicos ocorreram em duas dimensões que apresentam-se interligadas, sendo a primeira destinada ao referencial teórico onde buscou-se estabelecer um diálogo entre os estudiosos que refletem sobre as temáticas abordadas neste trabalho, a segunda diz respeito a metodologia operacional que está relacionada ao conhecimento empírico da TI Pituaguary, sendo realizado o mapeamento participativo fundamentado na investigação-ação-participação. Diante do exposto percebeu-se, i) a existência de conflitos em função da não demarcação pelos indígenas, ii) as aldeias de Santo Antônio e Monguba se destacam como territórios que possuem elevada intensidade de atividades culturais contribuindo para a o resgate e fortificação da cultura indígena e, iii) o mapeamento participativo forneceu poder de representação, construção do território e fortificação da identidade territorial através da visibilização dos múltiplos usos da terra presentes na aldeia de Monguba. Acredita-se que o conjunto de reflexões presentes neste escrito possa contribuir com o processo de luta pela demarcação da TI Pitaguary.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Otávio Landim Neto, Universidade Federal do Amapá

Graduado em Geografia na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2010). Possui mestrado em Geografia (2013) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente cursa doutorado na referida instituição. Integra o Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental - LAGEPLAN e o Laboratório de Geoprocessamento ? LABOCART, vinculados ao Departamento de Geografia. Tem experiência na área de Cartografia Social, Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas, atuando nos seguintes temas: Análise Integrada da Paisagem, Geoprocessamento e Educação Ambiental.

Lucio Keury Almeida Galdino, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), graduação em CFP- Licenciatura Plena em História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor Mestre Nível I da Universidade Estadual de Roraima - UERR, lotado no Curso de Geografia, com experiência na área da Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: homem, trabalho, meio ambiente, educação, sociedade, cultura, Território-Planejamento-Gestão, sustentabilidade e identidade.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Adryane Gorayeb Gorayeb, Universidade Federal do Ceará

Coordenadora da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, Orientadora de Mestrado e Doutorado, possui Pós-Doutorado em Geografia pela Texas A&M University/EUA (2015), é Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2006-2008), Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2003-2004), Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1999 - 2003). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geografial da UFC e Vice-Coordenadora do Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental. Atua, principalmente, nos seguintes temas: geografia da energia, geoprocessamento na análise geográfica, cartografia social, gerenciamento integrado de recursos hídricos e análise integrada das paisagens. Possui artigos publicados em revistas científicas de circulação nacional e internacional, orienta trabalhos de graduação e pós-graduação e participa de projetos de pesquisa e extensão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Downloads

Publicado

06/09/2016