TERRITORIALIDADE E MEIO AMBIENTE DA TERRA INDÍGENA PITAGUARY, CEARÁ- BRASIL: REFLEXÕES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO NA ALDEIA DE MONGUBA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10iee.3822Palavras-chave:
Territorialidade, TI Pitaguary, Mapeamento Participativo e Aldeia de Monguba.Resumo
Este trabalho analisa a territorialidade e o meio ambiente da Terra Indígena Pitaguary, sendo posto em discussão uma prática de mapeamento participativo realizada na aldeia Monguba. Os procedimentos metodológicos ocorreram em duas dimensões que apresentam-se interligadas, sendo a primeira destinada ao referencial teórico onde buscou-se estabelecer um diálogo entre os estudiosos que refletem sobre as temáticas abordadas neste trabalho, a segunda diz respeito a metodologia operacional que está relacionada ao conhecimento empírico da TI Pituaguary, sendo realizado o mapeamento participativo fundamentado na investigação-ação-participação. Diante do exposto percebeu-se, i) a existência de conflitos em função da não demarcação pelos indígenas, ii) as aldeias de Santo Antônio e Monguba se destacam como territórios que possuem elevada intensidade de atividades culturais contribuindo para a o resgate e fortificação da cultura indígena e, iii) o mapeamento participativo forneceu poder de representação, construção do território e fortificação da identidade territorial através da visibilização dos múltiplos usos da terra presentes na aldeia de Monguba. Acredita-se que o conjunto de reflexões presentes neste escrito possa contribuir com o processo de luta pela demarcação da TI Pitaguary.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.