CARTOGRAFIA SOCIAL UMA FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TERRITORIAL: REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO MAPEAMENTO PARTICIPATIVO EM PESQUISAS QUALITATIVAS

Autores

  • Natane Oliveira da Costa Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10iee.3820

Palavras-chave:

Cartografia Social, Grupos sociais, Território

Resumo

A Cartografia Social atualmente é vista como uma nova ferramenta utilizada no planejamento e na transformação social, sendo fundamentada na investigação-ação-participativa e desenvolvimento local. Os grupos sociais são os autores dos mapas, todo o processo de representação e construção de conhecimentos territoriais e feito em coletividade. Este artigo objetiva apresentar um conjunto de reflexões teórico metodológicas acerca das possibilidades de organizar mapeamentos participativos. No que concerne aos procedimentos metodológicos o referencial teórico foi fundamentado nos estudos de Gorayeb; Meireles (2014), Gorayeb; Meireles; Silva (2015), Acselrad; Coli, (2008), entre outros. A Cartografia Social apresenta-se como uma ferramenta muito importante na medida em que favorece articulação entre saberes e conhecimentos por meio do estabelecimento de uma linguagem acessível que diz respeito a representação da realidade por meio da cartografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natane Oliveira da Costa, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2013). Atuou como bolsista do Projeto de Extensão ? Edital PROEXT 2014 ? MEC/SESu "Cartografia Social dos Territórios de Pesca do Litoral Oeste do Ceará: Mapeamento Participativo e Atitude Cidadã entre os Povos Tradicionais?. Foi Bolsista de Iniciação Científica vinculada ao Projeto "Cartografia Social e Manejo de Bacias hidrográficas: Estudos, práticas e conhecimento tradicional para a construção de novas realidades socioambientais" desenvolvido no Laboratório de Geoprocessamento - LABOCART, no período de 2013. Participou da Monitora voluntária da disciplina de Métodos e Técnicas da Pesquisa em Geografia Física, no período de 2013. No período entre 2011 e 2012 foi bolsista do projeto Células de Aprendizagem Cooperativa - COFAC. Desenvolve atividades de extensão universitária no Laboratório de Geoecologia da Paisagem e Planejamento Ambiental.

Downloads

Publicado

06/09/2016