SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A (RE) CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA-CE

Autores

  • Anderson da Silva Marinho Universidade Federal do Ceará
  • Victória do Nascimento Viana
  • Juliana Felipe Farias
  • Antônio Jeovah de Andrade Meireles
  • Edson Vicente da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10iee.3758

Palavras-chave:

(Recursos Naturais, Sustentabilidade, Educação Ambiental, Extensão Universitária).

Resumo

A questão ambiental é um assunto que envolve todas as esferas sociais se destacando ao longo das últimas décadas, onde há possibilidade de extinção dos recursos naturais e, consequentemente da humanidade. O presente estudo apresenta a discussão sobre sustentabilidade e educação ambiental, destacando a necessidade de (re) construir a consciência ecológica nos sujeitos sociais, utilizando-se da educação para desenvolver uma perspectiva modificadora da realidade. A ligação universidade-escola pública é um potencial transformador, assim, como resultado apresentam-se as ações de extensão universitária do projeto Sala Verde Água Viva, vinculado ao Laboratório de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental (LAGEPLAN) na Universidade Federal do Ceará, que nos últimos anos desenvolveu suas atividades dentro das escolas da rede pública de ensino em Fortaleza-CE e sua região metropolitana, levando a discussão sobre os impactos das atividades humanas para os recursos naturais, resultando na conscientização das responsabilidades sociais e preservação ambiental.

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Publicado

06/09/2016