REGIÃO NORTE DO BRASIL: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO MUNICIPAL ENTRE 2000 E 2010

Autores

  • Mário Sérgio Pedroza Lobão Instituto Federal do Acre - IFAC
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Augusta Pelinski Raiher Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v13i31.3653

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Círculo Vicioso da Pobreza, Região Norte.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar o progresso do Desenvolvimento Humano dos municípios da região Norte do Brasil, a partir do IDHM, desenvolvido pelo Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD). Como procedimento metodológico foi utilizado quatro tipos de classificação dos municípios: tendendo ao crescimento, tendendo ao desenvolvimento, círculo vicioso e círculo virtuoso, estas classificações foram realizadas mediante duas comparações: uma intrarregional e a outra inter-regional, quanto à média do IDHM para os anos de 2000 e 2010. Ficou constatado que os municípios que se encontravam em um círculo vicioso permaneceram nessa condição, bem como aqueles que se encontraram no círculo virtuoso. Quanto à análise regional e nacional, observaram-se grandes disparidades e uma tendência de aumento de municípios em um círculo vicioso em âmbito nacional. Os ganhos em crescimento econômico e de qualidade de vida mostraram-se com resultados diminutos frente às outras regiões brasileiras. Destaca-se um melhor desempenho do desenvolvimento humano à Leste da região Norte do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UFAC (2015), Economista pela UFAC (2012) e Professor de Economia no Instituto Federal do Acre (IFAC)

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Québec/Canadá e Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Augusta Pelinski Raiher, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Economia do Desenvolvimento (UFRGS) e Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Downloads

Publicado

04/05/2019

Edição

Seção

Artigos