POTENCIALIDADE E FRAGILIDADE DA SERRA DA BODOQUENA UM BREVE ENSAIO METODOLÓGICO DE ANÁLISE DA PAISAGEM – MUNICÍPIO DE BODOQUENA – MS – BRASIL

Autores

  • Flávio Alves de Sousa Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus de Iporá

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i26.3475

Palavras-chave:

Bodoquena, fragilidadde, declividade

Resumo

O presente artigo nasceu da necessidade acadêmica de encontrar uma metodologia que fosse capaz de ser utilizada para medir o grau de fragilidade e potencialidade do meio físico. Assim, durante um trabalho técnico de campo à Serra da Bodoquena no Estado de Mato Grosso do Sul surgiu a ideia de testar a teoria expressa na Ecodinâmica de Jean TRICART (1977) e na interpretação da mesma por MERICO (1987). Portanto este trabalho é um ensaio teórico sobre a análise da fragilidade ambiental que considera alguns aspectos do meio físico, como declividade, forma de relevo, litologia e uso do solo. O estudo foi embasado nas características físicas da Serra da Bodoquena. Para isso foram utilizadas bibliografias básicas sobre a paisagem da Serra da Bodoquena. Os elementos de análise foram elaborados a partir de mapeamentos dos aspectos físicos contando com o auxílio de ferramentas de geoprocessamento. Para cada parâmetro físico utilizado, foi estabelecido um peso numérico, os parâmetros foram cruzados entre si gerando ao final um mapa síntese da fragilidade do meio. Constatou-se que 16,45% da área avaliada apresenta fragilidade ecológica alta a muito alta, com sérias restrições de uso, e que 83,55% apresentam fragilidades moderadas, porém necessitando de cuidados especiais na forma de uso e ocupação, principalmente devido à fragilidade litológica, onde predominam rochas com composições calcáreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Alves de Sousa, Universidade Estadual de Goiás - UEG Câmpus de Iporá

GEÓGRAFO, PROF. ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. ATUA PRINCIPALMENTE EM GEOMORFOLOGIA, PEDOLOGIA E ANÁLISE AMBIENTAL.

Downloads

Publicado

15/08/2017

Edição

Seção

Artigos