EVOLUÇÃO DO ZONEAMENTO AMBIENTAL EM PARQUES NACIONAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i38.3414Palavras-chave:
Zoneamento ambiental, Parque nacional, Unidade de conservaçãoResumo
Os critérios e normas para criação das unidades de conservação no Brasil foram estabelecidos pela lei 9.985/2000 (SNUC). Nela, entende-se por zoneamento ambiental (ZA) como a definição de setores ou zonas em uma unidade de conservação (UC) com objetivos de manejo e normas específicas, com o propósito de proporcionar os meios e as condições para que todos os objetivos da unidade possam ser alcançados. O objetivo deste trabalho foi analisar o estabelecimento do zoneamento ambiental em cinco parques nacionais do estado do Rio de Janeiro. Verificou-se que após o SNUC uma tendência de se criar e revisar o plano de manejo e o zoneamento ambiental mais rapidamente. Entretanto a elaboração desses documentos esbarra na falta de investimentos financeiros e humanos, já que sua confecção é um processo caro e demorado. Contudo sem esse planejamento, fundamental a implementação de ações concretas, a efetividade da gestão nas UCs se torna inviável e ineficaz no longo prazo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.