RELAÇÕES ENTRE O MORAR E O “SER DO” RESIDENCIAL LONDRES EM PONTA GROSSA-PR

Autores

  • Pedro Crist Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Almir Nabozny UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i24.3344

Palavras-chave:

espaço urbano, residencial popular, morar

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa na qual buscou-se compreender as experiências de habitações dos moradores do Conjunto Residencial Londres em Ponta Grossa-PR, na composição da vivência espacial atual, suas respectivas percepções e entrecruzamentos com questões estruturais da cidade capitalista, tendo como elemento articulador o acesso à moradia por meio de políticas públicas. O desenvolvimento do trabalho foi sustentado por metodologia qualitativa, especialmente entrevistas semiestruturadas, gravadas, transcritas e, posteriormente interpretadas. Dentre os resultados obtidos destaca-se uma intensa interação solidária entre a vizinhança como elemento central da produção de um espaço de pertencimento, também mediado pela valoração positiva da residência atual concebida dialeticamente em relação ao estado precário de suas antigas moradias, em geral irregulares e localizadas em áreas de riscos ambientais. Embora a questão do espaço da experiência referencie uma apreensão compreensiva de mundo, tanto nas referências bibliográficas, quanto na configuração da percepção da “produção do espaço urbano”, ressalta-se que esses elementos são oriundos de uma leitura política crítica dos moradores, fenômeno que interpretou-se como configurado pelas experiências vividas diretas com o Estado no âmbito da luta pelo morar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Crist, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014). Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) entre julho de 2011 e Março de 2015. Foi aluno de Iniciação Científica (PROVIC), em que desenvolveu a pesquisa intitulada: Pesquisa Qualitativa na Geografia Brasileira: um estado da arte, sendo orientado pelo professor Dr: Almir Nabozny. Atualmente é mestrando em Gestão do Território (UEPG) no Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Almir Nabozny, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Mestre em Gestão do Território pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - 2014). Atualmente é professor Adjunto A na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia presencial, entre 2013-2015 coordenou os trabalhos de conclusão de curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância (UAB/UEPG-2013-2015). Docente credenciado e atualmente vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia UEPG (http://sites.uepg.br/ppgg/mestrado). Atualmente desenvolve pesquisas em interface entre História Social e Epistemologia da Geografia, enfocando prioritariamente pesquisas qualitativas e espacialidades urbanas. Possui curiosidades de investigação em movimentos urbanos de resistências, entre outros fenômenos que nutram um diálogo com a sociogênese dos conhecimentos geográficos, relações de poder e campo científico, etc.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Edição

Seção

Artigos