UM ENSAIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: DO INCENTIVO AO EMPREENDORISMO NA EUROPA AO COMBATE À POBREZA NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Estevan Leopoldo de Freitas Coca Doutorando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp
  • Ricardo Barbosa Júnior

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i24.3301

Resumo

Desde o começo da década de 2000, diversas políticas de desenvolvimento territorial têm sido aplicadas em países da América Latina como forma de combater a pobreza e promover de regiões estagnadas econômica e socialmente. Neste ensaio, destacamos como essas políticas trazem subsídios de experiências europeias. Objetiva-se propor um rompimento com a abordagem dicotômica: estratégia de fortalecimento do capitalismo versus proposta de caráter emancipatório. Para isso, foi realizada uma ampla revisão bibliográfica e documental visando compreender as dinâmicas que caracterizam o desenvolvimento territorial na América Latina. Assim, defende-se que a incorporação da abordagem territorial do desenvolvimento na América Latina é produto das contradições de governos que, apesar de não romperem estruturalmente com o capitalismo, têm dado maior vazão às políticas de cunho social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estevan Leopoldo de Freitas Coca, Doutorando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp

Atualmente cursa o Doutorado em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus de Presidente Prudente-SP com período sanduíche no Institute for Resources, Environment and Sustainability (IRES), da Faculty of Land & Food Systems, da University of British Columbia (UBC), em Vancouver, no Canadá. Cursou a graduação em Geografia (2008) e o mestrado em Geografia (2011) na FCT/Unesp. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA). Atua como membro do corpo editorial da Revista NERA. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: soberania alimentar, reforma agrária, assentamentos rurais e políticas públicas. (Fonte: Currículo Lattes)

Ricardo Barbosa Júnior

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é pesquisador assistente do Núcleo de Estudos Globais (NEG), pesquisador voluntário do Grupo de Estudos Internacionais e Comparados (GEIC) e do Programa de Pesquisa sobre Ativismo em Perspectiva Comparada (PROLUTA) desta. Graduando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), é pesquisador-bolsista PIBIC-CNPq do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Departamento de Ciências Jurídicas (NEPJUR) pela mesma instituição. Desenvolveu estagio em pesquisa na University of British Columbia (UBC - Canada) pelo Mitacs Globalink na condição de Visiting International Research Student. Atualmente esta em período de mobilidade acadêmica na Universidad Autónoma del Caribe (UAC - Colômbia) onde atua como Pesquisador Visitante junto ao Grupo de Pesquisa em Direito, Ciência Política e Assuntos Internacionais. Áreas de interesse: Direito Internacional Público; Direitos Humanos; Política Internacional; Teoria das Relações Internacionais; Segurança Internacional; Bio/Geopolítica e Sistema Mundial de Alimentos.

Downloads

Publicado

13/01/2017

Edição

Seção

Artigos