Teorização e abordagem da imigração na Ciência Geográfica: aportes para o estudo dos fluxos migratórios atuais

Autores

  • Roberto Rodolfo Georg Uebel Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos Internacionais (UFSM), Laboratório Estado e Território (UFRGS) e CESPRI - Grupo de Pesquisa em Cultura Política, Estado e Relações Internacionais (UFRGS). http://orcid.org/0000-0002-4520-9460

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i25.3257

Palavras-chave:

Imigração, Teoria, Geografia

Resumo

Em atenção ao aumento dos fluxos migratórios internacionais da atualidade, capitaneados por razões econômicas e sociais e motivados não só por crises humanitárias como também pelas próprias rachaduras do sistema capitalista, o pesquisador da Ciência Geográfica depara-se com uma vasta fonte de teorias e aportes bibliográficos para a compreensão de tais fenômenos. O geógrafo, por sua vez, coloca-se meio a um paradoxo de autores, correntes e escolas de pensamento, muitas vezes inaplicáveis aos fenômenos estudados. Nesse sentido, este artigo apresenta aportes e autores da Geografia moderna (e também descolonial) dos últimos dois séculos, que dialogam em suas discussões com os fenômenos atuais, servindo de base teórica para uma análise essencialmente geográfica das migrações internacionais contemporâneas. O trabalho não encerra a discussão sobre o tema, mas sim apresenta alternativas e possíveis abordagens ao agente-pesquisador da Ciência Geográfica para as pesquisas que envolvam a questão migratória contemporânea, sem incorrer em falácias ou abordagens descontextualizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rodolfo Georg Uebel, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos Internacionais (UFSM), Laboratório Estado e Território (UFRGS) e CESPRI - Grupo de Pesquisa em Cultura Política, Estado e Relações Internacionais (UFRGS).

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos Internacionais (UFSM), Laboratório Estado e Território (UFRGS) e CESPRI - Grupo de Pesquisa em Cultura Política, Estado e Relações Internacionais (UFRGS).

Downloads

Publicado

18/05/2017

Edição

Seção

Artigos