ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO

Autores

  • Mariana Traldi Doutoranda em Geografia pela Unicamp Docente do Instituto Federal do Estado de São Paulo - Campus Hortolândia.

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i27.3232

Palavras-chave:

Macrossistema técnico, uso do território, energia eólica

Resumo

Com este texto pretendemos mostrar que a evolução do macrossistema elétrico brasileiro, a partir da instalação de parques eólicos, acabou por retirar dos lugares o comando da parcela técnica da produção. Para tanto, iniciamos nossa discussão revelando a atual organização do sistema elétrico brasileiro, com o objetivo de mostrar que ele se configura enquanto um macrossistema técnico. O texto segue discutindo a atual composição da matriz elétrica brasileira, revelando que ela tende à diversificação. Entre as novas fontes inseridas no macrossistema elétrico brasileiro está a energia eólica. Retomamos a origem e a expansão dessa técnica de geração de energia elétrica pelo mundo até sua chegada ao Brasil. Tratamos ainda da instalação de parques eólicos no território brasileiro com o objetivo de mostrar que sua implantação vem se dando de forma concentrada, nas regiões Nordeste e Sul, especialmente, no semiárido nordestino. Por fim discutimos, tendo como base os dados colhidos em trabalho de campo realizados no semiárido dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, como a nova forma de organização e operação do macrossistema elétrico brasileiro retira dos lugares, onde os parques eólicos são instalados, o controle da parcela técnica da produção de energia elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Traldi, Doutoranda em Geografia pela Unicamp Docente do Instituto Federal do Estado de São Paulo - Campus Hortolândia.

Departamento de Geografia Geografia Humana

Downloads

Publicado

01/01/2018

Edição

Seção

Artigos