ENERGIA EÓLICA E O CONTROLE DO LUGAR SOBRE A PARCELA TÉCNICA DA PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v11i27.3232Palavras-chave:
Macrossistema técnico, uso do território, energia eólicaResumo
Com este texto pretendemos mostrar que a evolução do macrossistema elétrico brasileiro, a partir da instalação de parques eólicos, acabou por retirar dos lugares o comando da parcela técnica da produção. Para tanto, iniciamos nossa discussão revelando a atual organização do sistema elétrico brasileiro, com o objetivo de mostrar que ele se configura enquanto um macrossistema técnico. O texto segue discutindo a atual composição da matriz elétrica brasileira, revelando que ela tende à diversificação. Entre as novas fontes inseridas no macrossistema elétrico brasileiro está a energia eólica. Retomamos a origem e a expansão dessa técnica de geração de energia elétrica pelo mundo até sua chegada ao Brasil. Tratamos ainda da instalação de parques eólicos no território brasileiro com o objetivo de mostrar que sua implantação vem se dando de forma concentrada, nas regiões Nordeste e Sul, especialmente, no semiárido nordestino. Por fim discutimos, tendo como base os dados colhidos em trabalho de campo realizados no semiárido dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, como a nova forma de organização e operação do macrossistema elétrico brasileiro retira dos lugares, onde os parques eólicos são instalados, o controle da parcela técnica da produção de energia elétrica.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.