CONSEQUÊNCIAS GEOAMBIENTAIS DA UTILIZAÇÃO DE ENCOSTAS E FUNDOS DE VALES PARA MAXIMIZAÇÃO DA POLIGONAL URBANA EM GARANHUNS - PE

Autores

  • Felippe Pessoa de Melo Centro Universitário AGES
  • Rosemeri Melo e Souza Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Antonio José Teixeira Guerra Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i37.3024

Resumo

Esse artigo aborda consequências geoambientais de encostas e fundos de vale, resultantes da utilização, levando em conta a falta de manejo adequado e a ocorrência de diferentes tipos de movimentos de massa. O papel do trabalho de campo, para avaliar essas consequências também é destacado nesse trabalho de pesquisa e é mostrado através de fotografias. O uso de técnicas de SIG também pode ser um outro elemento, o qual pode auxiliar na compreensão desses problemas geoambientais, e consequentemente, o que pode ser feito para evita-los e/ou lidar com esses problemas para recuperar áreas atingidas, na medida que elas ainda estão sendo ocupadas por pessoas nessas áreas de risco, nas encostas e fundos de vale. Palavras-chave: (três) movimentos de massa, questões geoambientais, encostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felippe Pessoa de Melo, Centro Universitário AGES

Especialista em Programação do Ensino de Geografia (UPE), Mestre em Geociências e Análise de Bacias Sedimentares (UFS), Doutor em Geografia (UFS) Pós-Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFS).

Downloads

Publicado

02/05/2021