PLANEJAMENTO URBANO E IMAGÉTICA DA CIDADE: SIGNOS MERCADOLÓGICOS E SEGREGAÇÃO SOCIOTERRITORIAL EM GOIÂNIA (Urban planning and the image of the city: market signs and socio-territorial segregation in the city of Goiânia)

Autores

  • Adão Francisco de OLIVEIRA
  • Eguimar Felício CHAVEIRO

DOI:

https://doi.org/10.5654/acta.v4i7.274

Resumo

Esse texto tem a finalidade de discutir a condição urbana de Goiânia na passagem do século XX para o século XXI, refletindo a forma como seus gestores definiram o seu planejamento urbano. Nesse contexto, percebe-se que a opção privilegiada da pauta política consistiu na produção de uma imagem para a cidade, no sentido de impostar-lhe uma identidade afeita à lógica de ecologicamente correta e de capital do agronegócio. Com esta opção, o planejamento urbano conformou-se aos auspícios do neoliberalismo, de modo que as políticas urbanas perderam o impacto no tratamento das desigualdades socioterritoriais, dimensionando a dinâmica da segregação. Palavras-chave: planejamento urbano; cidade-espetáculo; segregação socioterritorial; Goiânia. ABSTRACT This text aims to discuss the urban condition of Goiânia in the passage of the 20th century for the 21st century, reflecting the way that yours managers defined its urban planning. In this context, notes that the privileged political tariff option consisted in the production of an image for the city to impose him an identity as ecologically correct and agribusiness capital. With this option, the urban planning complied to auspices of neoliberalism, so that urban policies have lost their impact on the treatment of partner territorial inequalities, scaling the dynamics of segregation. Keywords: urban planning; image making city; partner territorial segregation; Goiânia. DOI: 10.5654/actageo2010.0407.0008

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Publicado

09/09/2010

Edição

Seção

Artigos