OS DIFERENTES SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA (Different types of knowledge in the formation of the Geography Teacher)

Autores

  • Wilson Martins LOPES JUNIOR

DOI:

https://doi.org/10.5654/acta.v4i7.264

Resumo

O presente artigo se propõe discutir a questão dos diferentes saberes na formação do professor de geografia, ou seja, a questão da formação deste profissional diante das novas necessidades impostas pelas mudanças sociais do mundo contemporâneo. Importante afirmar que este artigo teve como intuito somente apresentar aspectos significativos referentes à questão do saber do professor de geografia sem, no entanto, ter a pretensão de abordar todos os seus aspectos e variáveis ou ainda apresentar todos os autores brasileiros que trabalham com essa importante questão. Esse tema envolve aspectos essenciais na discussão da área de educação, em especial, no ensino de geografia. Aspectos associados à formação docente, como o conhecimento teórico-metodológico, a concepção pedagógica e de prática escolar, assim como o compromisso com a educação social e transformadora estão envolvidos na questão. Discutir os diferentes saberes na formação do professor de geografia exige inicialmente explicitar e valorizar a sociedade como foco de estudo da ciência geográfica tendo no espaço geográfico e, em sua totalidade, o objeto da geografia. Esta afirmação é expressiva, pois na prática escolar, assim como na formação universitária (graduação) o professor de geografia necessita conhecer e assumir uma posição diante da epistemologia geográfica, assim como da teoria pedagógica que adotará para trabalhar os conceitos geográficos em sala de aula. Palavras-chave: Educação; Ensino em Geografia; Formação de Professores. ABSTRACT The purpose of this article is to discuss the issue about the different teaching content in geography teacher's educational formation, in other words, the educational formation problem of this professional face of new requirements imposed by the contemporary world social changes. It is Important to assert that this article had a single intention of to present significant aspects relating to the issue of geography teacher's knowledge, without, however, to tackle all the aspects and variables, or either show all Brazilian authors who develop researches about this important subject. This theme involves essential aspects in discussion about educational area, especially in geography teaching. Issues related to teacher formation, like theoretical and methodological knowledge, pedagogical and school practice conception, as well as the commitment with social and transformer education are involved in the issue. To discuss the different types of knowledge in geography teacher education requires initially to explain and value the society as the focus of geographic science study, having geographic space in its totality, as the geography subject. This statement is significant because in school practice, as well as in university education (undergraduate), the geography teacher needs to know and assume a position in the presence of geographical epistemology, as well as educational theory that will apply to treat geographical concepts in the classroom. Keywords: Education; Geography Teaching; Teacher's formation. DOI: 10.5654/actageo2010.0407.0012

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26/04/2010

Edição

Seção

Artigos