USO DE GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA PESCADORES

Autores

  • Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani Universidade Federal de Santa Maria
  • Nelson Mario Victoria Bariani Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i23.2518

Palavras-chave:

educação ambiental, extensão universitária, sensoriamento remoto,

Resumo

O uso de geotecnologias como ferramenta de inclusão digital vêm crescendo paulatinamente nos trabalhos acadêmicos. O presente trabalho tem por objetivo proporcionar um contato inicial com vistas à inclusão digital de pescadores artesanais, por meio de geotecnologias. Para o ensino ser mais produtivo são necessários métodos atrativos que despertem o interesse dos alunos. Portanto as atividades digitais desenvolvidas foram direcionadas para os conhecimentos e assuntos de interesse dos pescadores. Utilizando uma imagem do satélite Landsat 5, o aplicativo Google Earth e Google Maps, os vinte e um pescadores consultados conseguiram identificar, em três aulas, sete alvos conhecidos, são eles: 1. local de pesca; 2. rios; 3. ilhas; 4. bombas de arroz; 5. porto da cidade; 6. área urbana; e 7. ponte. As classes, “local de pesca”, “rios” e “ilhas” foram identificados por 100% dos pescadores que participaram das aulas. A atividade proporcionou aos pescadores uma visualização de pontos para a comercialização do pescado, como a área urbana e a foz do rio Ibicuí, pois identificaram seus locais de pesca próximos a estas regiões. O grupo também se mostrou motivado para aprender a se localizar e identificar locais de atividades alternativas, como possíveis pontos turísticos da região, para assim diversificar sua atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani, Universidade Federal de Santa Maria

POSSUI GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (2012), GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA EM AGROPECUÁRIA: SISTEMAS DE PRODUÇÃO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (2008) E MESTRADO EM GEOGRAFIA: SENSORIAMENTO REMOTO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (2012). ATUALMENTE É DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. TEM EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE GEOCIÊNCIAS APLICADA A AGRICULTURA, COM ÊNFASE EM SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO, ATUANDO PRINCIPALMENTE NOS SEGUINTES TEMAS: MONITORAMENTO E MODELAGEM DE SOLOS E ÁGUAS.

Nelson Mario Victoria Bariani, Unipampa

Possui graduação em Química (1985) e mestrado em Química - Difração de RX - pela Faculdade de Química, Universidad de La República, Uruguai (1993). Doutorado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Pós-doutorado em física e química aplicadas ao monitoramento de sistemas de tratamento de efluentes, no Departamento de Saneamento e Ambiente, na FEC, Unicamp. Atualmente é Prof. Associado da Universidade Federal do Pampa, Unipampa. Tem experiência na área de Propiedades Ópticas e Espectroscopia da Matéria Condensada, aplicada atualmente ao sensoriamento remoto e análise espectroscópico de águas, solos e vegetação. Atua multidisciplinarmente em projetos de pesquisa, ensino e extensão vinculados à sustentabilidade dos Recursos Naturais e ao Monitoramento Ambiental

Downloads

Publicado

19/09/2016

Edição

Seção

Iniciação Científica