A AGROECOLOGIA E O REFLORESTAMENTO COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO SÍTIO SÃO GONÇALO - 2000 A 2014

Autores

  • Cristiane Castro Feitosa Melo Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Lucia Brito da Cruz Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i19.2508

Palavras-chave:

Agroecologia. Reflorestamento. Educação Ambiental. Sítio São Gonçalo.

Resumo

A agroecologia e o reflorestamento desenvolvidos na área do Sítio São Gonçalo têm como principal objetivo analisar a contribuição da experiência para a educação ambiental ao combinar, sequencialmente, o plantio de culturas anuais com plantas nativas e desenvolver a pecuária de modo semi-intensivo no processo de conscientização dos moradores do semiárido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico e sob o ponto de vista metodológico, adotou-se a concepção sistêmica com observação in loco das condições fitoecológicas originais da área e catalogação e coleta das espécies da caatinga. Realizou-se a produção de mudas para o reflorestamento. Os resultados evidenciaram que a agroecologia em conjunto com o reflorestamento fortalece a sustentabilidade e, a vegetação produzida nesse sistema é o componente ambiental responsável pelo aumento das terras recuperadas e preservadas, o que vem a facilitar a tomada de consciência em relação à agropecuária tendo como base a sociedade local, mostrando o esforço político e cultural nessa conscientização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Castro Feitosa Melo, Universidade Estadual do Ceará

Formada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, Licenciatura e Bacharelado. Especialista em Metodologia em Ensino Fundamental e Médio em História e Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, com pesquisa na Educação Ambiental. Mestra em Geologia, Área de Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Impactos Ambientais, Geografia Física e Humana, e História.

Maria Lucia Brito da Cruz, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (1986), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, Bacia Hidrográfica, Geoprocessamento, Mapeamento e Análise e Monitoramento Ambiental.

Downloads

Publicado

05/07/2015

Edição

Seção

Artigos