A Formação Industrial do Estado de Mato Grosso: do Século XVII ao Século XX

Autores

  • Graciela Cristine Oyamada Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i21.2045

Palavras-chave:

economia regional, história econômica, desenvolvimento regional, economia brasileira

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o processo de formação industrial do Estado de Mato Grosso, desde a sua colonização até o período mais recente. Foi realizada a caracterização de sua base produtiva e as transformações econômicas ocorridas. Também foram destacadas as ações do Governo Federal por meio da SUDECO e SUDAM, e dos programas regionais e estaduais de desenvolvimento econômico e industrial. O processo de industrialização em Mato Grosso ocorreu de forma tardia, é pouco diversificado e está condicionada ao setor primário-exportador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graciela Cristine Oyamada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal de Mato Grosso e graduação em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso

Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Jandir Ferrera de Lima é doutor em Desenvolvimento Regional (Ph.D.) pela Universidade do Québec(UQAC)/Canadá. Mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)/RS. Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus de Toledo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, pesquisador do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (GEPEC) e pesquisador associado do Centro de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Territorial (CRDT) da Universidade do Québec (Canadá). Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificacion da Venezuela e do Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Territorial da Universidade Babes Boulay da Romênia. Em 2004 ganhou o prêmio de excelência do departamento de Ciências Humanas da Universidade do Québec (Canadá) e foi ganhador do Premio BRDE de Desenvolvimento em varias edições. Atualmente, é Pro reitor de Planejamento da UNIOESTE. Atua na área de desenvolvimento regional, com ênfase em planejamento regional, economia dos territórios, geoeconomia e desigualdades econômicas. Autor de textos e livros cientificos publicados no Brasil e no exterior.

Downloads

Publicado

23/12/2015

Edição

Seção

Artigos