ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA ESCOLA: uma leitura feita através dos mapas
DOI:
https://doi.org/10.5654/acta.v2i4.192Resumo
O artigo faz uma análise da problemática da alfabetização cartográfica no ensino fundamental nas escolas de Boa Vista no estado de Roraima, a partir do reconhecimento das dificuldades dos alunos quanto à orientação espacial e utilização dos mapas durante um minicurso “noções de cartografia”, ministrado aos alunos do 3º ciclo de uma escola pública de Boa Vista. Os resultados permitiram perceber como a inclusão das atividades dinâmicas no programa escolar pode tornar efetivo o ensino dos mapas nas escolas. Palavras Chaves: Alfabetização Cartográfica, Ensino de Geografia, Representação Cartográfica. ABSTRACT The article analyzes the problem of cartographic literacy in primary education in schools of Boa Vista, state of Roraima, from the recognition of the difficulties of the students on the spatial orientation and use of maps for a short course "elementary cartographic", applied to students of the 3rd cycle of a public school in Boa Vista. The results showed understand how the inclusion of dynamic activities in the school program can make the effective teaching of maps in schools. Keywords: cartographic literacy; geographic education; cartographic representation. DOI: 10.5654/actageo2008.0204.0005Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.