POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS E A PRODUÇÃO DE DESIGUALDADES TERRITORIAIS: O EXEMPLO DOS BAIRROS JARDIM 25 DE AGOSTO E PILAR NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS

Autores

  • Leandro Almeida da Silveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v8i18.1864

Palavras-chave:

políticas públicas, território, Duque de Caxias, bairros.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as políticas públicas locais e sua aplicação no município de Duque de Caxias, mais precisamente nos bairros Jardim 25 de Agosto e Pilar. Para alcançar tal intento, foi feito um levantamento bibliográfico de obras a respeito das políticas públicas e seus reflexos nestes territórios. O artigo encontra-se dividido em três tópicos: no primeiro, apresenta-se a relação entre alguns dos principais conceitos de território e as políticas públicas, assim como a importância dos municípios nas políticas públicas locais; no segundo tópico, é apresentada uma síntese da formação de Duque de Caxias e a influência deste processo na conjuntura socioeconômica do referido município; no terceiro, são analisados os bairros Jardim 25 de Agosto e Pilar, a partir da comparação de variáveis de renda e infraestrutura. Dentre os resultados, identificou-se forte influência de políticas públicas locais, por meio da ação loteadora diferenciada, na produção de desigualdades socioespaciais entre os bairros selecionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Almeida da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFRJ. Especialista em Políticas Territoriais no Rio de Janeiro e Mestrando em Geografia pela UERJ.

Downloads

Publicado

02/05/2015

Edição

Seção

Artigos