CIDADES PEQUENAS DO ESTUÁRIO DO RIO AMAZONAS: TERRA DE QUEM?
DOI:
https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i19.1792Palavras-chave:
propriedade, transferência de terras, pequena cidade, Amazônia.Resumo
O objetivo desse artigo é discutir os mecanismos de transferência da propriedade da terra urbana em Ponta de Pedras, pequena cidade da Amazônia, localizada na Ilha de Marajó. A pesquisa baseou-se em dados cartoriais de registro de imóveis, de 1899 a 2011, disponíveis no cartório da cidade de Ponta de Pedras, obtidos em julho de 2011 e julho de 2012. Após a tabulação dos dados, foi possível perceber que os mecanismos predominantes de transferência de imóveis na cidade foram venda (53,5% do total) e aforamento (26,6%). Verificamos que, também no ambiente urbano, apenas uma parcela da sociedade é favorecida com transferência de terrenos por parte do Poder Público Municipal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 ACTA GEOGRÁFICA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
PORTUGUÊS A Revista ACTA Geográfica deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista ACTA Geográfica.
ENGLISH ACTA Geográfica Journal will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, itmay be in Portuguese or translation, since the publication is credited to ACTA Geográfica Journal.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.