CIDADES PEQUENAS DO ESTUÁRIO DO RIO AMAZONAS: TERRA DE QUEM?

Autores

  • Sandra Maria Fonseca da Costa Universidade do Vale do Paraíba
  • Jéssica Andreatta Mendes Universidade do Vale do Paraíba
  • Viviana Mendes Lima Universidade do Vale do Paraíba
  • Valéria Zanetti Universidade do Vale do Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i19.1792

Palavras-chave:

propriedade, transferência de terras, pequena cidade, Amazônia.

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir os mecanismos de transferência da propriedade da terra urbana em Ponta de Pedras, pequena cidade da Amazônia, localizada na Ilha de Marajó. A pesquisa baseou-se em dados cartoriais de registro de imóveis, de 1899 a 2011, disponíveis no cartório da cidade de Ponta de Pedras, obtidos em julho de 2011 e julho de 2012. Após a tabulação dos dados, foi possível perceber que os mecanismos predominantes de transferência de imóveis na cidade foram venda (53,5% do total) e aforamento (26,6%). Verificamos que, também no ambiente urbano, apenas uma parcela da sociedade é favorecida com transferência de terrenos por parte do Poder Público Municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maria Fonseca da Costa, Universidade do Vale do Paraíba

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989), doutorado em Informação Espacial pela USP (1996), com estágio sandwich na University of New South Wales (1995). Fez seu estágio pós-doutoral na Indiana University no período 2007-2008. Atualmente é pesquisador associado do ACT - Anthropological Center for Training and Research e professor assistente doutor da Universidade do Vale do Paraíba.

Jéssica Andreatta Mendes, Universidade do Vale do Paraíba

Geógrafa, forma pela UNIVAP, em 2012, técnica do Laboratório de Estudo das Cidades - UNIVAP, bolsista TT3 - FAPESP.

Viviana Mendes Lima, Universidade do Vale do Paraíba

Geógrafa, formada pela UNIVAP em 2007, mestre em Planejamento Urbano e Regional - UNIVAP, doutoranda na Faculdade de Saúde Pública - USP

Valéria Zanetti, Universidade do Vale do Paraíba

ossui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). É professora e coordenadora do curso de História da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), atuando na Graduação (Curso de História, Letras e Geografia) e na Pós- Graduação, como docente permanente do Mestrado em Planejamento Urbano e Regional.

Downloads

Publicado

05/07/2015

Edição

Seção

Artigos